Globalização aumentou<br> fosso entre ricos e pobres

A glo­ba­li­zação fez dis­parar a dis­pa­ri­dade entre ricos e po­bres, re­ve­lando o seu «lado obs­curo». As pa­la­vras são nem mais nem menos do que do se­cre­tário-geral do Fundo Mo­ne­tário In­ter­na­ci­onal (FMI), Do­mi­nique Strauss-Kahn, que, em de­cla­ra­ções pro­fe­ridas na Uni­ver­si­dade de Washington, ci­tadas pela AFP, ad­mitiu que quando as con­clu­sões da crise eco­nó­mica e fi­nan­ceira mun­dial, como lhe chamou, forem ti­radas, «o saldo será, nem que seja um pouco, menos a favor do mer­cado e mais em favor do Es­tado».

Para Strauss-Kahn, a ac­tual crise «de­vastou todo o fun­da­mento in­te­lec­tual da ordem eco­nó­mica mun­dial do úl­timo quarto de sé­culo», uma vez que sub­siste «uma es­pécie de mis­tura de de­sem­prego e de de­si­gual­dades so­ciais, que pode levar a pro­blemas so­ciais».

O res­pon­sável pelo FMI qua­li­ficou ainda a «de­si­gual­dade so­cial» de «causa si­len­ciosa da crise», e citou dados re­co­lhidos por dois eco­no­mistas fran­ceses, Thomas Pi­ketty e Em­ma­nuel Saez, se­gundo os quais, em 2007, o fosso entre ricos e po­bres nos EUA era mais ele­vado do que em 1928, an­te­câ­mara da «grande de­pressão».



Mais artigos de: Internacional

Milhares de egípcios voltam à Praça Tahir

De­zenas de mi­lhares de egíp­cios vol­taram aos pro­testos no centro do Cairo em de­fesa das rei­vin­di­ca­ções po­pu­lares e contra o con­selho mi­litar, o qual, acusam, está a de­fraudar as mo­vi­men­ta­ções de massas que de­pu­seram o re­gime de Hosni Mu­barak.

Mais bombardeamentos sobre a Líbia

No dia em que os re­beldes lí­bios re­jei­taram a pro­posta de cessar-fogo da União Afri­cana, os go­verno da França e da Grã-Bre­tanha exi­giram à NATO a in­ten­si­fi­cação dos bom­bar­de­a­mentos contra a Líbia.

Unidade de classe e luta*

Atenas recebeu, entre os dias 6 e 10 de Abril, o 16.º Congresso da Federação Sindical Mundial, assembleia magna que reuniu mais de 800 delegados oriundos de 105 países e elegeu os novos órgãos directivos da internacional sindical de classe. George...

Norte-americanos prosseguem luta

Milhares de trabalhadores norte-americanos aderiram, dia 4 de Abril, a uma jornada de solidariedade para com os camaradas do Estado do Wisconsin – em luta pelo direito à contratação colectiva e à organização sindical –, e contra os cortes orçamentais que se...

Israel eleva violência

Apesar do Hamas ter decretado um cessar-fogo, as forças armadas israelitas voltaram a bombardear a Faixa de Gaza. Os ataques de sexta-feira da semana passada em Khan Yunes mataram três pessoas, elevando para 19 mortos e mais de 70 feridos o número de vítimas palestinianas dos raides...